Nex Coworking novo espaço de trabalho compartilhado no Brasil aqui em Curitiba

junho 27, 2014

Fashion

Oi Amigas,

Curitiba tem o maior espaço de trabalho compartilhado do Brasil, inaugurou esta semana e fui convidada a conhecê-lo. Deixa eu mostrar um pouco para vocês.140
Curitiba sai na frente no mercado de coworking no Brasil. Já está em operação o maior espaço de trabalho compartilhado do país. A nova sede do Nex Coworking acaba de ser inaugurada no prédio histórico da antiga Sociedade Beneficente dos Operários do Batel. O espaço possui capacidade para atender 235 coworkers (profissionais), entre área coletiva e estúdios privativos. Foram investidos mais R$ 2,5 milhões para a instalação do Nex Batel, e a intenção é que o novo espaço se posicione como uma solução funcional, com infraestrutura de escritório completa e possibilidade de networking para empresas e profissionais.

O Nex Batel entra em funcionamento com novidades nos seus serviços. A primeira delas é o acesso 24 horas ao espaço pelos seus coworkers. A nova sede tem 1,7 mil metros quadrados e oferece 74 posições de trabalho em área compartilhada, 41 estúdios privativos com capacidade entre duas e dez pessoas, seis salas de reunião, sala de coaching, cabines telefônicas e, ainda, um salão de eventos que pode comportar até 60 pessoas. A ideia é promover uma agenda de cursos e palestras o ano inteiro.

Para criar um ambiente acolhedor e propício para conexões, os sócios do Nex Coworking, André Pegorer e Guto de Lima, buscaram inspiração em modelos internacionais. Recentemente, a Samsung anunciou a construção de uma nova sede toda de vidro, no

Vale do Silício, onde os funcionários conseguirão enxergar uns aos outros através das paredes transparentes. Já na nova sede do Google, todas as pessoas podem chegar a qualquer ponto do prédio em apenas um minuto e meio.

Por isso, não foram erguidas paredes de alvenaria na nova sede da Nex – apenas as estruturais e originais do edifício foram mantidas – os estúdios são separados por vidros, justamente para promover mais uma forma de conexão entre os coworkers. “Os espaços de coworking são ambientes onde profissionais e empresas de diferentes setores compartilham escritório e, mais do que isso, têm a oportunidade de criar conexões e ampliar os seus negócios. Em geral, a arquitetura dos ambientes é pensada para oferecer excelente estrutura de trabalho e, de

quebra, facilitar a colaboração entre os profissionais”, explica André Pegorer.

A infraestrutura da nova sede prioriza os espaços de convivência: lounges e deck de descanso, área de lazer com pufes, vídeo game e biblioteca. Além disso, duas cozinhas (uma em cada andar) e um café aberto ao público – uma unidade do Rause Café + Vinho, eleito o melhor café da cidade pela Veja Curitiba e Prêmio Bom Gourmet.

“O Nex vai abrigar pessoas dispostas a encarar uma nova forma de trabalhar. Para
Nós, coworking significa muito além de um espaço de escritórios coletivos, é ampliar
as oportunidades de mercado”, aposta Pegorer. “Estamos saindo de uma era da
individualidade para a da convivência, momento no qual as pessoas terão de estar juntas
para fazer as coisas acontecer, pois hoje as relações são de troca”, defende Guto de Lima.

nexbatel_coworkers_eduardomacarios_4 nexbatel_coworkers_eduardomacariosnexbatel_eduardo_macarios_2 nexbatel_eduardomacarios_2 nexbatel_cozinha_eduardomacarios
138
Sede histórica
A escolha do casario da antiga Sociedade Beneficente dos Operários do Batel para sediar o Nex Batel foi estratégica. O endereço do prédio histórico, na Rua Francisco Rocha, está localizado no coração de um dos bairros mais tradicionais e centrais da cidade. O prédio foi erguido no começo do século passado, no ano de 1905, pela vontade dos curitibanos Othilio Shutz, Roberto Sena e Benemérito João de Milo. A Sociedade foi um ícone de crescrescimento e fortalecimento da força de trabalho urbana no Batel, bairro que era um misto de residencial e industrial, e serviu de palco para alguns dos principais eventos da classe operária curitibana.

Nexbatel_fachada_eduardo_macarios

Após um período de decadência e abandono, o prédio foi adquirido pelo empresário Henrique Demeterco e recebeu obras de revitalização para resgatar sua fachada e interior originais. Durante dois anos, o imóvel foi inteiramente reformado e restaurado pela empresa Santa Luciana Administradora de Bens e sob a responsabilidade do arquiteto Marco Aurelio Ruaro.

SÓCIOS DO NEX COWORKING:

André Pegorer é jornalista por formação e apaixonado por pessoas. Fundou o Nex Coworking em 2011, por acreditar que profissionais independentes precisam trabalhar em um espaço inspirador, longe do isolamento. Trabalha para criar um ambiente agradável todos os dias e permitir que os coworkers do Nex tenham sempre uma boa experiência no seu novo local de trabalho. Ele foi o único brasileiro participante do debate sobre o tema Colaboração no Coworking Europe Conference 2013, evento realizado em Barcelona (Espanha) que reuniu 300 pessoas de 40 países.

Guto de Lima é empreendedor e designer estratégico com mais de 15 anos de experiência em projetos de branding, educação e inovação. Atuou junto a grandes marcas como Alpargatas, Bosch, Lilly, Rede Globo, Volvo e Renault. É professor de Design Thinking na Universidade da Experiência. Consultor e facilitador em design, criatividade e inovação de modelos de negócios. Atua como voluntário em organizações sociais de desenvolvimento de jovens empreendedores.

Bacana o local não? Eu achei incrível. Já era fã daquele prédio lindo e histórico adorei ainda mais com as pequenas transformações feitas pelo pessoal da Nex Coworking.

Bjus Dani Machado

 

 

Anúncios
, , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: