Aposentando seu tênis de corrida

novembro 23, 2015

Lifestyle

É com enorme tristeza que aposentei esta semana meu amigão de tantas corridas. Foram mais de 900 km entre eles duas meia maratonas corridas com este companheiro, desde fevereiro de 2015. Eu sabia que ele tinha vida útil para corrida, mas não sabia exatamente quanto tempo. Até que semana passada entrei em contato com a minha amiga,  a Fisioterapeuta Ana Motta, que me explicou direitinho. E agora eu vou passar o que ela me falou para vocês que também não querem errar nos treinos.

12282805_536893996459491_887325982_n

Você sabe qual a hora certa de trocar seu tênis de corrida?

Trocar o velho companheiro, que te acompanhou em tantas superações, ajuda a evitar dores e lesões – tão temidas entre os corredores. Isso acontece porque, com o tempo de uso, o amortecimento, a absorção de impacto, a estabilidade e a elasticidade vão sendo reduzidos. Mas qual é a hora de trocar seu tênis de corrida por um par novo?

Infelizmente, não existe um mecanismo que avisa quando é hora de trocar o tênis, mas é possível observar alguns sinais. O cálculo médio orientado por ortopedistas é de trocar os calçados após percorrer de 600 a 800 quilômetros, o que, para um atleta que se exercita com frequência, pode durar seis meses.

Além disso, é importante observar se as solas estão gastas. Se sim, é um ótimo indicativo de que já passou da hora de procurar um novo amigo. Fadiga muscular, dores nas canelas ou nas articulações (especialmente nos joelhos) podem ser sinais de que você está usando um tênis que perdeu o amortecimento.

O que fazer depois de trocar seu tênis de corrida?

Dependendo do uso, seu tênis ainda possui uma vida útil pela frente. Mas o que fazer assim que adquirir um novo? Uma boa opção é doar para o projeto “Seu Tênis não pode parar”, fundado por Joaquim Cruz, medalha de ouro nos jogos olímpicos de 1984. Eles avaliam e doam para atletas iniciantes que não tem recursos financeiros para comprar tênis novos. Um bom jeito de fazer com que seu companheiro continue correndo por aí.

Ana Motta obrigada pelas explicações tenho certeza que serão muito úteis para todos meus seguidores que amam corrida.

A Ana Motta é fisioterapeuta e atende na Clinica Contato em Curitiba. No seu insta tem muitas dicas para corredores, eu amo, segue lá:

Insta: corracompostura

Fica a dica.

Bjus Dani Machado

 

Anúncios
, , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: